mario_milaniOlá, visitantes. Sou, antes de qualquer coisa, um empresário com larga experiência administrativa. Ser empresário é a soma de tudo o que o homem aprende na prática e que transmite de forma segura e sustentável aos clientes. Para as pessoas comuns, as expectativas de aprendizado dos aspectos administrativos se assemelham, oferecendo um conjunto de soluções aos sonhadores que correm atrás das realizações. Acima de tudo, elas abrem as portas para o mundo da imaginação. Aliás, dia desses vi tal realidade refletida nas asas das abelhas. O pólen que elas transportam, a pureza do amor que espalham, a satisfação que proporcionam, assim como nós lutamos para proporcionar aos nossos clientes – foram asas como essas que me elevaram ao sonho de escritor, poeta, compositor e produtor artístico. Da mesma forma que as abelhas, também os patos, que nos ensinam a fazer mais de uma coisa na vida, não importa de que forma. Nessas horas, é bom lembrar de Walt Disney, que sempre soube identificar a beleza da natureza e o seu infinito poder de ensinar.

A poesia é uma das sete artes tradicionais que não tem uma definição concreta, pois se traduz em um misto de expressão de sentimentos, de emoções e sentidos do poeta em relação àquilo que o rodeia ou pelo tema que escolhe para escrever. Ela consegue reunir sons agradáveis e melodiosos através da rima e também tem o poder de tonar visível o que para nós é abstrato.

De acordo com estudiosos, obras escritas desde os “Vedas Indianos” (1700-1200 a.C.), os “Gathas de Zoroastro” (1200-900 a. C) até a “Odisséia” (800-675 a.C), foram compostas de forma poética para ajudar estas sociedades pré-históricas a memorizarem e a transmitirem o conteúdo desejado entre si. Para eles, o mais antigo poema épico sobrevivente, a Epopeia de Gligamesh, que foi escrito de maneira cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, papiro, teve sua origem no terceiro milênio a.C. na Suméria (atual Iraque).

Apaixonado por esta arte, o poeta e escritor mariliense Mário Milani, nascido em 1949, descobriu sua vocação com apenas 10 anos de idade, quando na escola, sua professora sempre o escolhia para escrever “os ditados” na lousa e depois ler em voz alta para toda a classe. Na época, Milani tinha muita facilidade para expressar o que sentia e sempre colocava isto em prática em datas comemorativas, como dia do Índio, dos Santos, feriados, onde era necessário fazer uma redação como trabalho escolar.

Porém, para conseguir mostrar seu talento para as pessoas, o artista passou por grandes dificuldades. Seus pais tiveram uma educação muito rígida, acreditando que arte não era trabalho e que Milani deveria fazer uma faculdade, para que assim, recebesse um diploma e conseguisse seu sustento de forma correta. No entanto, ele não desistiu e correu atrás do seu sucesso quando ouviu de um amigo violeiro, chamado Zeca Colares: “Faça que alguém irá gostar”.

Hoje, Milani tem três livros publicados solos, intitulados como “Pedra no Caminho”, um romance de 200 páginas, “Fazenda do Estado”, com um enfoque socioambiental e que possuí uma coletânea musical anexada e “O Ametista”, retratando sua juventude, com uma linguagem da época. Na sua segunda obra, o autor se consagrou como escritor e recebeu um prêmio na cidade de São Paulo e um reconhecimento nacional em Brasília. Além destes, o poeta participou de quatro coletâneas, que, segundo ele, abriu caminho para se trabalhar e conhecer novos artistas. Ele também é proprietário das Lojas Milani, que além de livros, oferece instrumentos musicais, café e produtos diferenciados.

Milani é um entre muitos artistas que levam cultura para as pessoas na cidade de Marília. Sempre está disposto a doar seu espaço para eventos que ofereçam algum conhecimento e apoia o incentivo a leitura, pois acredita que os jovens podem fazer do Brasil um país melhor através da arte. Para conhecê-lo melhor, o blog Expresso-Cultural realizou um bate-papo com o poeta.

 

Sejam bem-vindos.

Naveguem e aproveitem.

A vida é bela; ganhar dinheiro, uma simples consequência.

Continue conosco e mande seu recado.